A cada site novo lançado no mercado de RI é possível perceber alguma inovação feita ou que está sendo replicada: nenhum site fica estático, buscando mais do mesmo. Isso é uma característica de um mercado que a cada dia fica mais atrativo.
Assim sendo, é possível perceber, recentemente, diversas tecnologias que estão se configurando como práticas comuns sem as quais não se cria mais um site, visto que as companhias já aderiram às inovações.
É impossível se pensar, por exemplo, hoje em dia, um site de RI que não seja responsivo, ou seja, que não se adeque aos diversos gadgets dispondo as informações facilmente para quaisquer usuários.

Sendo assim, elaboramos uma lista das práticas inovadoras cada vez mais comuns no mercado:
1) VideoBanner:
Talvez a prática que tem se tornado mais comum no mercado é ao entrar no site ser possível ver um vídeo leve que mostra um pouco mais a vivência da companhia, ao invés de imagens estáticas.
Essa é uma excelente funcionalidade para quem deseja um site minimalista que disponha apenas das informações necessárias, mas também que não fique com a sensação de um site pequeno. Além disso, ajuda muito bem a projetar uma imagem de marca consolidada.
2) Acessibilidade:
Um site acessível aos diversos tipos de públicos não é só muito bem visto como também uma excelente prática, por ser inclusiva. Ou seja, todos podem dispor das informações ali dispostas pela empresa.
3) Podcasts:
Cada vez mais as maneiras de se comunicar são mais inventivas e funcionais: um podcast é uma ótima maneira de dispor informações para pessoas que não podem parar e ver um site ou nele navegar. No podcast, basta um fone para acessar as informações que deseja e continuar executando outras tarefas.
4) Videos de Resultados:
Além das famosas webcast, algumas empresas estão publicando vídeos da divulgação de resultados, pois é uma maneira de mostrar um pouco mais de aproximação entre a companhia e o acionista, por ser algo muito usual entre as pessoas. É uma prática muito nova, mas que está cada vez mais comum no mercado.
Muitas práticas estão sendo colocadas em prática e testadas, mas muitas também já se tornaram comuns. É sempre bom inovar, no que diz respeito a tecnologias, e o importante não é só ser parte das tendências de inovação, mas sim usá-las de maneira proveitosa para o propósito da companhia.